Natura apresenta Belemgue Banger, novo disco de Félix Robatto

Release Belemgue Banger

Álbum do guitarrista paraense é resultado de pesquisa sobre as origens da Lambada

 

Considerado um dos nomes da nova cena musical paraense, o guitarrista, percussionista e pesquisador musical Félix Robatto chega ao segundo disco solo, Belemgue Banger (Natura Musical), mesclando suas influências latino-amazônicas ao trabalho dançante e pop que vem realizando.

Mais do que um disco autoral, o álbum é o resultado de uma pesquisa feita pelo músico sobre os gêneros musicais que deram origem ao que hoje chamamos de Lambada. A pesquisa passeou pela música feita em países do Caribe negro, basicamente três ilhas: Martinica, Guadalupe e Dominica, que inspirou a identidade visual do disco, em referência à bandeira do país, que tem o papagaio – Amazon Sisserou – como símbolo.

Belemgue Banger vem recheado de gêneros típicos desses países como Cadence Lypso e o Konpá, ritmos que tocaram muito nas rádios da Amazônia nos anos 70, onde foram apelidados de “Lambada” e “Guitarrada”.

“Há muito tempo pesquiso música paraense, buscando descobrir de onde vem nossa sonoridade. Nesse disco, me aprofundei na pesquisa dos gêneros que deram origem ao que aqui foi chamado de Lambada. Analisei estrutura, ritmo e timbre de artistas da época, pesquisando LPs com as datas de lançamento,  nesse disco procurei reproduzir a sonoridade das primeiras Lambadas”, explica Félix.

A proposta do trabalho é reviver esse som que chegou ao Pará na década de 70. Para buscar uma sonoridade mais fiel à época, o áudio do disco foi finalizado em um antigo gravador analógico de fita.  Ainda que tenha essa forte referência às origens da Lambada, o trabalho é pop, atual e psicodélico, uma das marcas do artista.

O disco vem com 12 faixas. A única que não é de autoria do artista é “Vamos Farrear”, música de Pinduca. No álbum, Robatto regravou “Psica da Velha Chica”, música que ele fez quando comandava sua antiga banda La Pupuña. Produzido e dirigido por ele, a direção vocal é assinada por Lia Sophia, parceira antiga, já que Lia também dirigiu as vozes do primeiro disco do artista e ele produziu o último disco da cantora.

As músicas trazem letras leves, simples, com o bom humor que é peculiar ao artista, e contam um pouco da história de como a Lambada chegou aqui, caso de “A gente chama de Lambada” e “Belemgue Banger”.

Totalmente gravado em Belém, no Apce Studio, no período de fevereiro a agosto de 2016, Belemgue Banger tem a participação dos músicos que acompanham Félix desde que deu início à carreira solo: Adriano Sousa (bateria), Adalberto Jr (baixo), SM Negrão (teclados) e Ytanaã Figueiredo (percussão). A equipe foi reforçada pelos sopros de Harley Bichara (sax), Ilson Cruz (trompete) e Nego Jó (trombone). O projeto, que inclui a gravação do disco e shows de lançamento, foi selecionado pelo edital Natura Musical Pará 2015 com apoio da Lei Semear. “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e prezando pela preservação de nosso legado musical. Desde 2012, o edital Pará já lançou em torno de 20 projetos da efervescente cena paraense, como Dona Onete, Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Pinduca, Mestre Solano, Aíla, Sammliz e, agora, Félix Robatto", diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

Belemgue Banger – O nome sonoro foi uma mistura de conceitos buscando provocar o impacto que essa música causou ao chegar aqui. “Belemgue” mistura Belém a Merengue e Banger é explosão. A ideia é provocar uma reação parecida com a que as pessoas tiveram quando tocou pela primeira vez esses ritmos aqui no Brasil, no Pará, na Amazônia.

Identidade Visual – O clima retrô das músicas também está presente na identidade visual do disco. A capa, desenho do artista plástico baiano Neto Robatto, irmão de Félix, traz o símbolo da Dominica, o papagaio chamado Amazon Sisserou, e a guitarra. A música do país esteve muito presente na pesquisa e é uma das principais referências do disco, assim como artistas como Les Aiglons, Midnight Groovers, Tabo Cobop e Kassav.

Já o ensaio fotográfico foi feito por Bruno Carachesti na sede do Brasilândia, o Calhambeque da Saudade, que tem mais de 70 anos e que conserva até hoje as aparelhagens que tocavam as primeiras Lambadas que se ouviu por aqui.

Lançamento digital – Na quinta-feira, 29 de setembro, Robatto lançou o single “A Gente Chama de Lambada” com exclusividade pelo Portal Natura Musical (confira aqui). A música anuncia o disco que vem por aí. “Escolhi lançar primeiramente essa música porque ela conta um pouco do significado da Lambada, de como os gêneros caribenhos viraram a nossa Lambada”, conta Félix.

O lançamento digital do disco será no dia 11 de outubro com exclusividade pelo Portal Natura Musical.

Turnê – No dia 14 de outubro, Félix lança “Belemgue Banger” com grande show em Belém que contará com apresentação de uma das grandes responsáveis pela Lambada ter ganhado o mundo: Loalwa Braz, a vocalista da banda Kaoma, que fez sucesso com músicas como “Lambada” (Chorando Se Foi), “Lambamor” e “Dançando Lambada”. O evento terá ainda o DJ Zenildo à frente da aparelhagem “Brasilândia, o Calhambeque da Saudade” tocando os grandes clássicos da Lambada. Os DJs Picoteros Zek e Azul completam a festa.

No dia 20 de outubro, o disco será lançado em São Paulo, no Centro Cultural Rio Verde, com show de Félix, participação especial da cantora e compositora Lia Sophia e da banda paulista Dona Zaíra, além de discotecagem do DJ Zek Picoteiro. No dia 22 de outubro, a turnê encerra no Rio de Janeiro, com show no Centro Cultural Cordão da Bola Preta, que contará com participação especial de Keila Gentil (Gang do Eletro), discotecagem de Zek Picoteiro e show da banda carioca Noites do Norte. 

A Lambada – Reza a lenda que quando essa música quente e dançante do Caribe começou a tocar por aqui, não tinha uma denominação, já que esses gêneros eram pouco conhecidos no Brasil. Os radialistas pediam: “toca aquela”! Um radialista chamado Haroldo Caracciolo, que costumava apresentar seu programa acompanhado de uma dose de cachaça para aquecer a voz, é considerado o responsável pela denominação. Como aqui “Lambada” é um termo usado para algo quente, forte como, por exemplo, um gole de cachaça, quando Caracciolo ia chamar essas músicas quentes seguido do gole, pedia ao programador: “vai aí uma Lambada”. E assim, a música quente e forte, regada a cachaça, virou esse gênero musical que ganhou o mundo.

Natura Musical

O Natura Musical, programa reconhecido por seu papel na renovação e preservação da música brasileira, completou dez anos de atuação em 2015, contabilizando o apoio à realização de mais de 1250 produtos culturais (cerca de 1100 shows, 106 CDs, 21 DVDs, 18 livros e 5 filmes), com 1,3 milhão de pessoas diretamente impactadas e cerca de 118 milhões investidos (60% de recursos próprios e 40% de verbas incentivadas). Hoje proporciona o lançamento de uma média de 20 discos por ano, além de patrocinar cerca de 150 shows pelo Brasil, gratuitos ou a preços mais populares do que o mercado oferece tradicionalmente.

 

O programa patrocina projetos prioritariamente por meio de editais públicos, que selecionam projetos de diversos formatos e estágios da produção cultural em nível nacional, com uso das Leis Rouanet e Audiovisual, e em nível regional, com uso de ICMS, conforme a disponibilidade de recursos. A partir de 2016, o programa vai ampliar sua presença na programação cultural, com o patrocínio a uma nova casa de espetáculos em São Paulo e ao Auditório Natura Musical, no MIS, no Rio de Janeiro, com o objetivo de criar palcos permanentes para novos talentos e artistas consagrados. No ambiente digital, os canais Natura Musical são plataforma para o lançamento de singles, obras completas e outros conteúdos musicais exclusivos dos projetos patrocinados, com acesso gratuito.

OUÇA O CANAL NATURA MUSICAL NO SPOTIFY E SAIBA MAIS NO PORTAL E FACEBOOK

www.naturamusical.com.br

https://www.facebook.com/NMusical/

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2015, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,9 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.  Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.net. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.

 

AGENDA DE LANÇAMENTOS “BELEMGUE BANGER”

 

29/09 – Lançamento Single Portal Natura Musical

11/10 - Lançamento Digital Disco

12/10 – Bate-papo com Félix Robatto: As Origens da Lambada + Discotecagem (Belém)

14/10 – Show de Lançamento “Belemgue Banger” em Belém com Félix Robatto, Loalwa Braz (banda Kaoma), Brasilândia, o Calhambeque da Saudade e DJs Picoteros Azul e Zek.

19/10 – Bate-papo com Félix Robatto: As Origens da Lambada + Discotecagem (São Paulo)

20/10 – Show de Lançamento “Belemgue Banger” em São Paulo com Félix Robatto participação especial de Lia Sophia e DJ Zek Picoteiro.

21/10 – Bate-papo com Félix Robatto: As Origens da Lambada + Discotecagem (Rio de Janeiro)

22/10 – Show de Lançamento “Belemgue Banger” no Rio de Janeiro com Félix Robatto participação especial de Keila Gentil (Gang do Letro), Grupo Noites do Norte e DJ Zek Picoteiro.

 

SERVIÇO:
SHOW DE LANÇAMENTO DO DISCO “BELEMGUE BANGER” – Belém (PA)

Atrações: Shows de Félix Robatto, de Loalwa Braz (Banda Kaoma), apresentação do Brasilândia, o Calhambeque da Saudade, e discotecagem dos DJs Picoteros Azul e Zek.

Data e horário: 14 de outubro, às 22h

Local: Insano Marina Club

Endereço: Rua São Boaventura, 266 – No final da Tamandaré

Ingressos: a partir de R$15 aqui

Patrocínio: Natura Musical

 

SHOW DE LANÇAMENTO DO DISCO “BELEMGUE BANGER” – São Paulo (SP)

Atrações: Discotecagem do DJ Zek Picoteiro e show de Félix Robatto com participação especial de Lia Sophia.

Data e horário: 20 de outubro, às 20h

Local: Centro Cultural Rio Verde – Rua Belmiro Braga, 119 – Vila Madalena

Ingressos: a partir de R$20 aqui

Patrocínio: Natura Musical

 

SHOW DE LANÇAMENTO DO DISCO “BELEMGUE BANGER” – Rio de Janeiro (RJ)

Atrações: Show de Félix Robatto com participação especial de Keila Gentil (Gang do Eletro) + Grupo Noites do Norte + Discotecagem do DJ Zek Picoteiro

Data e horário: 22 de outubro, às 22h

Local: Centro Cultural Cordão da Bola Preta – Rua da Relação, 3 - Lapa

Ingressos: a partir de R$15 aqui

Patrocínio: Natura Musical

 

Outros eventos:

BATE-PAPO COM FÉLIX ROBATTO: AS ORIGENS DA LAMBADA + DISCOTECAGEM – Belém (PA)

Data e horário: 12 de outubro, às 16h

Local: Casa Oiam

Endereço: Travessa Piedade, 551

Ingressos: Entrada franca

Patrocínio: Natura Musical

 

BATE-PAPO COM FÉLIX ROBATTO: AS ORIGENS DA LAMBADA + DISCOTECAGEM – São Paulo (SP)

Data e horário: 19 de outubro, às 20h

Local: Baderna Bar

Endereço: Rua Oscar Freira, 2529

Ingressos: Entrada franca

Patrocínio: Natura Musical

 

BATE-PAPO COM FÉLIX ROBATTO: AS ORIGENS DA LAMBADA + DISCOTECAGEM – Rio de Janeiro (RJ)

Data e horário: 21 de outubro, às 20h

Local: Casa Francisco

Endereço: Rua Francisco Sá, 96 – Copacabana

Ingressos: Entrada franca

Patrocínio: Natura Musical

 


Assessoria de Imprensa Félix Robatto

Contatos:
Belém: Esperança Bessa/Sonia Ferro: (91) 9 8026-1595 / felix@robatto.com.br

São Paulo: Helaine Martins: (11) 9 8385 7740/ helbmartins@gmail.com

Rio de Janeiro: Kamille Viola: (21) 9 9642-0279 / kamilleviola@gmail.com

 

Assessoria de imprensa Natura Musical

Conteúdo Comunicação

Telefone: (11) 5056-9800

Leandro Lara: leandro.lara@conteudonet.com

Paula Vianna: paula.vianna@conteudonet.com

Claudio Sá: claudio.sa@conteudonet.com

www.conteudocomunicacao.com.br

www.twitter.com/agenciaconteudo

www.facebook.com/agenciaconteudo

contatos para shows:

+55 91 98026-1595 / felix@robatto.com.br

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle