GUITARRADA PARA BEBÊS

Banco da Amazônia apresenta disco “Guitarrada para Bebês”

 
Projeto que regrava grandes clássicos do gênero paraense com sons de caixinha de brinquedo será lançado no dia 19 de agosto


Uma das mais autênticas manifestações culturais do Pará, a Guitarrada, ganha um disco especial voltado para o público infantil. Com patrocínio do Banco da Amazônia e idealização do músico, pesquisador e produtor musical Félix Robatto, o projeto “Guitarrada para Bebês” faz releituras de composições de grandes mestres como Vieira, Aldo Sena, Solano, Pio Lobato, o representante da nova geração Lucas Estrela e o próprio Félix.  
“Esse projeto surgiu por causa da minha filha mais nova. Desde que nasceu, sempre colocamos pra ela ouvir no berço discos como Pink Floyd, Elvis Presley e Madonna para bebês. Daí, conversando com minha esposa, nos perguntamos: por que não fazer um disco regional? Aí veio a ideia do Guitarrada para Bebês”, explica o idealizador do projeto.


Com 10 faixas, o disco tem direção musical e programações de Félix, que convidou o também pesquisador e produtor Renato Sinimbu para co-produzir o disco e dividir os arranjos. As 10 Guitarradas selecionadas são de Mestre Vieira (“Lambada Jamaicana” e “Bolinha”), Aldo Sena (“Solo de Craque” e “Lambada Complicada”), Mestre Solano (“Abaetetuba no Embalo”), Pio Lobato (“Mestre Vieira” e “Psicocumbia”), Félix Robatto (“Amazon Sisserou” e “La Pupuña”) e Lucas Estrela (“Sal ou Moscou”).


Gênero musical criado por Mestre Vieira na década de 70, a Guitarrada é uma forma peculiar de tocar Guitarra, um sotaque, é a Lambada instrumental que tanto embalou e continua embalando os bailes paraenses, fez muito sucesso no nordeste e tem admiradores no Brasil e no mundo. 
“As músicas receberam uma roupagem mais suave, sem perder a essência da Guitarrada. A ideia é que os pais possam colocar o disco para tocar para seu bebê, promovendo um momento conexão com o mundo pela música, além de apresentar a nossa música e, quem sabe, já ir formando um público que se orgulhe da cultura regional”, conta Félix.

 

Para o músico Renato Sinimbu, co-produtor do projeto, o disco foi um desafio. “Nós tivemos que produzir uma música que já tem características próprias, moldada para dançar, que é o caso da Guitarrada, e transpor isso para um público infantil sem perder as características. Para isso, nós procuramos simplificar os arranjos, diminuir o número de instrumentos e acredito que chegamos a uma linguagem bem bacana que vem valorizar ainda mais a música produzida na Amazônia”, avalia.


O “Guitarrada para Bebês” segue uma tendência que vem crescendo no mercado musical mundial, que são canções voltadas para o público infantil. Já foram lançados discos com sonoridade infantil de artistas como Elvis Presley, Madonna e as bandas Pink Floyd e Beatles. No Brasil tem Samba, MPB e Bossa Nova.
 
De acordo com o coordenador de Patrocínio, Promoção e Gestão da Marca do Banco da Amazônia, Geraldo Monteiro Jr, foi por essa peculiaridade, que a instituição escolheu esse projeto para ser um dos seus patrocinados em 2017. “O ineditismo na Amazônia e a inovação proposta pelo projeto Guitarrada para Bebês nos chamou atenção porque não havia sido realizada nenhuma ideia semelhante utilizando a guitarrada na região”, declarou Geraldo.


O disco “Guitarrada para Bebês” é dedicado a Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, criador do gênero e um dos maiores guitarristas do mundo, que faleceu em fevereiro deste ano aos 83 anos e com mais de 15 discos lançados.


Capa – A ilustração da capa do disco é assinada pela artista visual paraense Maitê Zara, formada em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, que se mudou para São Paulo onde está concluindo pós-graduação em Ilustração, infografia e Motion Graphics. Na capa do disco, Maitê mistura as técnicas de pintura, desenho, ilustração digital e designer gráfico. Com um traço bem marcante, a artista traduz em imagem as cores, composições e ideias inspiradas na cidade de Belém. Entre os trabalhos da artista, está a direção de arte, ilustração, animação, edição e finalização do lyric vídeo da música “TEU”, versão em português de Lia Sophia (Tuyo - Rodrigo Amarante) que está no último álbum da artista.


“As cores, primordialmente escolhidas para composição da capa, procura fugir de um estereótipo fixo do feminino e o masculino, transformando a peça em uma produção convidativa para meninos e meninas. A cor verde é a única na paleta de cores que é uma mistura de uma cor quente e fria (amarelo e azul), representando a alegria que existe em nossa região cheia de natureza e no som que a Guitarrada tem”, revela a artista.
Lançamento – O evento de lançamento do disco será realizado a partir das 10 horas do dia 19 de agosto (domingo) no Núcleo de Conexões Ná Figueredo. Para marcar a apresentação do projeto, será realizada uma manhã musical para que pais e filhos possam compartilhar momentos musicais de lazer e afetividade.


Além de um bate-papo com os responsáveis pelo projeto (Félix e Renato Sinimbu), o educador musical e musicoterapeuta Paulinho Maia, vai comandar atividades de interação entre pais e filhos em parceria com Diego Xavier.
 

Graduado em Licenciatura em Música e Pós-graduado em Musicoterapia e em Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e Séries Iniciais, Paulinho é fundador e coordenador do Cantinho Musical Irmãos Nobre, primeiro curso livre de Musicalização para Bebês e Sensibilização Musical Infantil em Belém.
 

“Neste domingo, teremos vivências e dinâmicas em grupo envolvendo socialização, trabalhando diferentes conceitos musicais através de uma linguagem mais lúdica, a partir de atividades com histórias sonoridades, prática instrumental em conjunto, atividades de movimento com práticas de ciranda, danças circulantes e repertório de tradição oral. Acho que vai ser uma manhã bacana para pais e filhos”, avisa o musicoterapeuta.
) evento tem entrada franca.

 

Social – Entendendo o potencial da música para desenvolver a sensibilidade, o aspecto afetivo, sensorial e cognitivo de uma criança, serão doadas 100 unidades para a Fundação Santa Casa de Misericórdia, 100 unidades para o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo e 100 unidades para a Secretaria de Educação do Município de Belém (SEMEC) para que possam ser usadas como ferramenta pedagógica em escolas e creches públicas municipais.
 

Serviço: O lançamento do disco “Guitarrada para Bebês” será no dia 19 de agosto (domingo) às 10 horas no Núcleo de Conexões Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449). O evento contará com bate-papo com Félix Robatto e Renato Sinimbu e atividades musicais voltadas para o público infantil comandadas pelo musicoterapeuta Paulinho Maia. Entrada franca. Informações: (91) 98026-1595. Patrocínio: Banco da Amazônia. Apoio Cultural: Ná Figueredo. Realização: Lambada Produções.

 

Informações à imprensa: (91) 98262-5650 / (91) 98026-1595 / Email: felix@robatto.com.br.

Release Guitarrada para Bebês

apresenta

contatos para shows:

+55 91 98026-1595 / felix@robatto.com.br

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • SoundCloud - White Circle