Belemgue Banger já está nas plataformas digitais

Depois de uma turnê de lançamento com programação que passou por Belém, São Paulo, Rio de Janeiro e Bragança, o segundo álbum solo do guitarrista e produtor musical paraense Félix Robatto chega às plataformas digitais nesta sexta-feira, 18 de novembro. As 12 faixas de Belemgue Banger (Natura Musical) estarão disponíveis no Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, Claro Música, Google Play e Napster, além do Portal Natura Musical.
Belemgue Banger é resultado de uma pesquisa feita pelo músico sobre os gêneros musicais que deram origem ao que hoje chamamos de Lambada. “Há muito tempo pesquiso música paraense, buscando descobrir de onde vem nossa sonoridade. Nesse disco, me aprofundei na pesquisa dos gêneros que deram origem ao que aqui foi chamado de Lambada. Analisei estrutura, ritmo e timbre de artistas da época, pesquisando LPs com as datas de lançamento. No Belemgue Banger, procurei reproduzir a sonoridade das primeiras Lambadas”, explica Félix.
Foi durante a pesquisa que Félix identificou que o Cadence Lypso e o Konpá, gêneros típicos de países as ilhas caribenhas Martinica, Guadalupe e Dominica, eram os ritmos que tocaram muito nas rádios da Amazônia nos anos 70 e aqui foram apelidados de “Lambada” e “Guitarrada”.
Embalado por esses gêneros e propondo reviver esse som que chegou ao Pará na década de 70, que chega Belemgue Banger. Ainda que com forte referência às origens da Lambada, o trabalho é pop, atual e psicodélico, uma das marcas do artista.
Das 12 faixas do CD, apenas uma não é de autoria do artista. “Vamos Farrear”, música do rei do Carimbó Pinduca, ganhou releitura de Robatto que ganhou um arranjo mais moderno. O guitarrista fez ainda a regravação de “Psica da Velha Chica”, música que ele compôs quando comandava sua antiga banda La Pupuña. Produzido e dirigido por ele, com direção vocal assinada por Lia Sophia, o álbum traz músicas dançantes com letras leves, simples, bem humoradas e que contam um pouco da história de como a Lambada chegou aqui, caso de “A Gente Chama de Lambada” e “Belemgue Banger”.
O projeto, que inclui a gravação do disco e shows de lançamento, foi selecionado pelo edital Natura Musical Pará 2015 com apoio da Lei Semear. “O Natura Musical foi criado para valorizar a música brasileira em diferentes estágios, fomentando a renovação da produção e prezando pela preservação de nosso legado musical. Desde 2012, o edital Pará já lançou em torno de 20 projetos da efervescente cena paraense, como Dona Onete, Felipe Cordeiro, Lia Sophia, Pinduca, Mestre Solano, Aíla, Sammliz e, agora, Félix Robatto", diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.
FICHA TÉCNICA Belémgue Banger
Direção/Produção Musical/Arranjos: Félix Robatto
Direção Vocal: Lia Sophia
Todos os arranjos por: Félix Robatto
Produção Executiva: Sonia Ferro Robatto
Patrocínio: Natura Musical
Patrocínio Institucional: Lei Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará
Músicos:
Félix Robatto: Guitarra, percussão, programação eletrônica e voz
Adriano Sousa: Bateria em todas as faixas
Adalberto Jr: Baixo
SM Negrão: Teclado e backing vocal
Ytanaã Figueiredo: Percussão e backing vocal
Harley Bichara: Sax Alto, Barítono e Tenor
Ilson Cruz: Trompete
Nego Jó: Trombone
Gravado, mixado e masterizado por Assis Figueiredo no Apce Music Studio, Belém/PA, de ( no período de fevereiro a agosto de 2016).
Mixado e Masterizado em Estúdio Apce Music por Assis Figueredo.
Projeto Gráfico: Zek Nascimento
Arte Capa: Neto Robatto
Fotos: Bruno Carachesti
Produção Ensaio Fotográfico: Sonia Ferro
Concepção figurino: Félix Robatto
Locação: Sede do Brasilândia – O Calhambeque da Saudade – Belém/PA
SERVIÇO: A partir desta sexta, 18 de novembro, Belemgue Banger (Natura Musical), de Félix Robatto, está disponível para streaming em todas as plataformas digitais, incluindo Spotify, Deezer, Apple Music, iTunes, Claro Música, Google Play e Napster, além do Portal Natura Musical (www.naturamusical.com.br, onde também é possível fazer o download do disco. O disco físico está à venda nas lojas Ná Figueredo (Gentil e Estação das Docas)em Belém (PA) ou na loja virtual aqui no site para todo o mundo.